quarta-feira, 30 de julho de 2014

O mafioso e sua megalomania de ostentação



Destaque no jornal estadunidense, The New York Times, o clone horrível da caixa-forte do Tio Patinhas, o tal "Templo de Salomão", uma construção de quase 700 milhões de reais que servirá de quartel general do maior mafioso do Brasil, Edir Macedo, dono da maior seita neopentecostal do país, a Igreja Universal, mostra que o ovo da serpente agora é colossal.
 
O avanço avassalador de seitas que exploram a fé, a ingenuidade, a desgraça humana, a ganância desmedida, o imediatismo instantâneo e a fragilidade da vida contemporânea destroçada pelo capitalismo senil, abriu portas para uma legião de fanáticos e simpatizantes de grupos mafiosos que encontraram na manipulação da fé um mecanismo fantástico de enriquecimento exponencial.

O fanatismo e a exploração da fé são elementos tão novos quanto a idade da Pedra Lascada. É preciso, no entanto, entender que tipo de mecanismo é este, um fenômeno que em menos de quatro décadas já tem um percentual significativo de seguidores no Brasil. O que inova na seita de Edir Macedo, é a capacidade de instrumentalizar fanatismo religioso com uma rede gigantesca de comunicação em massa. Rádios, televisões, jornais e demais acessos a redes de internet, deram a Edir Macedo um instrumental de manipulação sem precedentes. Rituais arranjados de "endemonização" e a falsas curas de igualmente falsos enfermos por "pastores" que mais parecem jagunços de coronéis são elementos típicos das pregações. O teatro da fantasia para enganar quem deseja e implora para se enganado.
 
No campo político, Macedo além de constituir partidos típicos de seu controle como a sigla do Partido da República, ele pulverizou seus fantoches em vários partidos, da extrema-direita e ate da esquerda, permitindo uma ampla vantagem de abocanhar nacos do poder. Destaca-se, o principal braço político de Macedo, o Bispo Marcelo Crivella que é o atual senador pelo Rio de Janeiro, e também é o atual Ministro da Pesca e Aquicultura (o ministério mais inútil de todos os tempos que somente serve para conciliar interesses políticos), e disputa atualmente o governo do Rio de Janeiro. Um nome que vem trabalhado por Macedo há anos e vem colhendo bons frutos com a formalização de apoio ao PT.

Estamos diante de um novo elemento da sociologia brasileira, onde seitas de fanáticos e seus rituais de turbocapitalismo religioso começam a se articular dentro das esferas do poder constituindo verdadeiros blocos de conservadorismo reacionário que beira a estupidez corrosiva. A “Teologia da Prosperidade”, uma  espécie de obra-prima de interpretação ultra-capitalista do cânone bíblico e enfatizada pelo segmento neopentecostal é um exemplo de como o dinheiro pode comprar um ilusório pedaço de chão do Paraíso!
 
A caixa-forte do Tio Patinhas de Edir Macedo delimita um novo momento de seu poder no país, a "espiritualidade ostentação". Não basta ser somente um deturpador da Bíblia, tem que mostrar a todo o mundo o poder megalomaníaco de sua seita.
 
Tudo isto, absolutamente tudo, passa bem acomodado pelo Poder Público, o qual seus dirigentes políticos nada fazem para interromper a escalada mafiosa de Edir Macedo e seus comparsas, pois sabem que terão votos garantidos dos cordeiros bestializados da Igreja Universal. A bancada evangélica, recheada dos tipos mais escrotos de políticos bandidos no Congresso Nacional, é o exemplo que dinheiro, Bíblia, canalhice são caminhos mais lucrativos de explorar a miséria humana e ficar milionário.

O ovo da serpente agora tem endereço fixo e lucratividade garantida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...