quinta-feira, 17 de julho de 2014

O presente do senado: como criar mais violência institucional e abuso de autoridade policialesca.


Mais um péssimo, medonho, ridículo projeto de criar mais gente armada e despreparada forjada para ser força bélica estatal civil. O Senado aprovou o patético "Estatuto Geral das Guardas Municipais" (PLC 39/2014) que irá dar poder de polícia aos guardas municipais. Sim, aqueles guardinhas que mais parecem deformados brinquedos de criança "made in China" que vemos nos municípios.

Ao invés do Poder Público criar menos divisões entre as polícias e reestruturá-las para formar uma "polícia cidadã", ao contrário, fraciona ainda mais, relegando qualquer guardinha provinciano com o poder letal e autoridade para se achar o "Rambo" do pedaço. A situação fica muito mais alarmante principalmente em prefeituras que não têm menor condição de qualificação de seus agentes policiais.

A questão não é difícil de entender. Se nossas polícias militares e civis são ruins (mesmo com todo o seu preparo), ao longo de todo o país, o que dirá as provincianas guardas municipais espalhadas em cerca de 5,5 mil municípios?

No meio de uma onda de violência sistêmica, a ordem de colocar mais um sociopata fardado e letal na sociedade é algo altamente perigoso. Se garantir mínima qualificação destes agentes policiais, é mais um desastroso projeto que não diminuirá em nada, pelo contrário, certamente cresceram os casos de abuso de autoridade por parte destas péssimas guardas municipais.

Ademais, é pertinente saber que segurança pública não é colocar mais gente armada abusando de autoridade nas ruas. É uma construção muito maior que requer um amplo arco de relações entre a sociedade civil e Poder Público. Resta ao bom senso da Presidenta Dilma Rousseff vetar esta coisa bisonha parida pelos nobres senadores que quer empurrar ao país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...