terça-feira, 4 de março de 2014

A bíblia nazista e os perigos da História esquecida.



A construção da Bíblia nazista de Adolf Hitler, "Mein Kampf" teve um propósito crucial da dispersão das idéias do nacional-socialismo, base estrutural para a posterior tomada de poder e a consolidação do nazismo na Alemanha.

Em temos turvos e idéias fora da ordem, é fundamental o esclarecimento dos regimes políticos do passado, cujas mutações ideárias são semeadas de forma indiscriminadas irresponsavelmente.

Cabe sempre lembrar para o resto de nossa humanidade as atrocidades de regimes totalitários e cruéis, cuja a perversidade tomou-se como base de sustentação e sedução de milhares de seguidores. O esquecimento não apenas trás tormentas futuras, mas poderá desencadear a repetição de tragédias desnecessárias.

A História é um processo dinâmico e suas lâminas são construídas como hélices de liquidificador, misturando e triturando, fatos, imagens, discursos, ideários conforme as circunstâncias do meio histórico.

Todo cuidado é sempre insuficiente no sentido que o presente não se transforme em sombra do passado e que o futuro não seja comprometido pela cegueira das circunstâncias da hesitação presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...