quarta-feira, 19 de junho de 2013

Uma Tênue Fronteira




Os incendiários de plantão devem estar com suas calças encharcadas de gozo sádico e psicopático, pois acreditam firmemente que a solução mágica do país é o descontrole institucional e a violência banalizada. Logo, os golpistas de plantão, em nome da ordem, do clamor popular, da catarse coletiva de miscigenação apartidária, vão invocar medidas mais "drásticas" para impor a ordem e varrer das ruas os vândalos, os extremistas e a esquerda mais progressista. A história é rica de mórbidos exemplos.

Não politizar as manifestações é entregar de bandeja para os golpistas de plantão as rédeas subliminares do movimento. Eis o alto preço que as esquerdas mais progressistas e os sindicatos de trabalhadores pagarão por terem se afastando tão laconicamente das reais demandas sociais do trabalhador e das classes médias menos abastadas.

O voluntarismo juvenil é salutar, performático e igualmente limitado por sua própria natureza. Não esperar dele mais que ele pode oferecer enquanto grupo de mobilização com várias demandas, entre insatisfeitos e indignados.

Se desejar avançar, cabe desce do messianismo simbólico para a concretude de um programa mais politizado e mais factível. Quem se recusa optar pela política mais progressista, certamente optará pelo fascismo inconsciente e violento. Em meio aos olhares de rapina da direita e dos extremismos suicidas, entre o nacionalismo voluntarioso e antipolítico e a insanidade fascista é uma tênue fronteira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...