sábado, 15 de junho de 2013

Os Riscos do Sedutor Discurso “Apolítico”


(Imagem circulante nas redes sociais da internet)




Cartazes politicamente corretos com mascarados e discursos de ordem fora da ordem política. Fotos pseudo-libertárias como esta (acima) são preocupantes e denotam um perigoso germe fascista escondido neles. Com o lastro ideológico da profundidade de um pires, seria o "modelo" que temos para o momento parido pelo neoliberalismo da falsa ideia de ser tudo "apolítico". Toda ação "apolítica" adere um lado político, ou seja, a opção pela extremidade da borda.

O fascismo brota do vazio político e da demência dos que deveriam ter alguma coisa na cabeça. A incompetência de governos covardes como Haddad e Alckmin (em escala regional), da dupla partidária irresponsável e eleitoreira da associação PT/PSDB, nutrem estes rastilho de pólvora de grupos sectários. Quando a força aliada ao vazio de idéias e aprofundada pelo vácuo político, se somam em discursos sem maiores consistências, o resultado é sempre mais preocupante.

O deserto que o Neoliberalismo na sua vertente econômica, política e social, oferece ao mundo é empurrar os descontentes, os inseguros e os ingênuos para os extremismos. É preciso lembrar que temos a ação implícita na luta por direitos, é acima de tudo, o desejo direito de olhar nos olhos e exigir o que se querer, sem máscaras, uma vez que justamente são eles, os agentes de grande capital, que se mascaram e usurpam a dignidade humana através da exploração dos trabalhadores em todas as suas dimensões. 

É preciso uma oportuna reflexão para não cair na sedução do discurso fácil e imediatista. A democracia é ainda um dos melhores mecanismos de conivência com o outro e não deverá ser confundida com vontade de alguns sobre a maioria. A História registra tais gritantes fenômenos e seus efeitos colaterais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...