sexta-feira, 5 de julho de 2013

Corporativismo Bolorento dos Feudos Acadêmicos





Haja corporativismo em alguns feudos bolorentas do pensamento acadêmico. Logo, pelo projeto tramitando no Congresso Nacional (passou do Senado e agora vai para a Câmara dos Deputados,com a sigla PL 4699/2012) de regulamentação do oficio de Historiador tão desejado pela Associação Nacional de História (ANPUH). Trocando em miúdos, vão querer proibir qualquer um "não-historiador oficial" de pesquisar a História com os recursos disponíveis para o público. Só falta quererem mandar para a cadeia quem tive usando o "exercício privativo da profissão" sem a carteirinha da ANPUH! 

Minha pergunta continua a ser a mesma, feita há tempos atrás: Além de criar ácaros e preencher o vazio das bibliotecas com "entulhos" que, muitas vezes, não servem para nada, devemos refletir para quais finalidades serve ainda a Academia e qual seu significado hoje? Seria tão somente um bom emprego e distribuir de diplomas com chancela do MEC? Fazer congressos acadêmicos tão altamente custosos que já exclui qualquer proponente logo pelo valor da inscrição? 

Agora, segundo a ANPUH, o objetivo é criar uma espécie de "reserva de vaga" para "historiadores" é de uma arrogância corporativista sem tamanho, como se os demais profissionais e pesquisadores que tenha competência de tratar com temas ligados a historiografia não possa trabalhar com narrativas e interpretações históricas, além do ensino e pesquisa em si.

Antes de qualquer coisa, é preciso deixar bem claro que o conhecimento científico-acadêmico deverá ser livre e voltado para olhar o mundo em todas as suas dimensões e possibilidades, e jamais deverá ser represada e enjaulada por ridículas picuinhas feudais meramente corporativistas.

Um comentário:

  1. perfeito. isso aí! dentro de pouco alguma universidade privada vai criar um curso de "cozinheiro de ovos fritos sênior" e vamos ter que cozinhar nosso rango na clandestinidade.

    ResponderExcluir

TRUMP NÃO FOI UM (NOVO) ACIDENTE DA HISTÓRIA. FOI UMA ESCOLHA!

  Quase todas as tentativas de explicação que surgem do campo de uma Esquerda, magnetizada pelo identitarismo, é de uma infantilidade atroz,...