terça-feira, 30 de junho de 2015

Os perigos dos modismos instantâneos


Se um suposto ato singelo e histórico como a comemoração da permissão oficial do casamento gay nos Estados Unidos teve uma avalanche de comoventes fotos coloridas, o que diria se a causa do adesismo fosse para outras causas menos nobres? Por detrás de uma causa justa, podemos refletir outros oportunismos como penduricalho.
As redes sociais passam longe de serem meras brincadeiras de crianças conectadas e o Facebook é mais um exemplo do quanto pode ser facilmente sugestionado o adesismo dos seus usuários menos atentos.
A ferramenta de "coloração arco-íris" de fotos no Facebook foi amplamente usada após o anuncio da liberação de casórios gays estadunidenses. Imaginemos se a ferramenta fosse para outras causas adesistas entre elas, a favor do consumo de uma dada mercadoria, posicionamentos políticos para um dado grupo ou até mesmo inclinações virulentas e irracionais para golpes de Estado. O teste colorido poderá produzir num futuro bem próximo é possível imaginar várias opções para os potenciais clientes por parte dos donos da rede social, no caso aqui, o Facebook.
Lembramos que estamos vivendo uma transformação da comunicação de forma nunca antes possível de ser manipulável e que o homem-forte da propaganda nazista, Joseph Goebbels, jamais iria imaginar. Mais uma vez, é pertinente que estamos não na era do conhecimento, mas nos tempos da informação instantânea, sem maturação e escassa ou nenhuma reflexão. Ademais, o senso crítico é ainda uma das poucas armas contra os fáceis e manipuláveis adesismos de plantão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...