sábado, 17 de maio de 2014

Quem precisa de Goebbels? - A floresta da hipocrisia.




Se hipocrisia fosse árvore, a redação da Folha de S. Paulo seria uma Floresta Amazônica. Curiosamente, a FOLHA que desde o início NUNCA apoiou os tais protestos, de repente, vendo a queda da popularidade vertiginosa de Dilma, começou a apoiar e até mesmo a vincular um bisonho calendário de "protestos" para a turma dos descontentes de última hora marcharem rumo a alguma coisa ( como diz um mote corriqueiro da época: "sei lá bem, entende?"). Naturalmente, o maior dos objetivos foi atacar o Governo Federal, em particular, o Governo Dilma Rousseff, curiosamente, praticamente nada respingou nos tucanos (basta ver a popularidade quase intacta de Alckmin em São Paulo). Agora, a FOLHA quer fazer a edição cinematográfica para pretender dar uma abordagem épica, verborrágica, romanceira e bem nas vésperas da Copa do Mundo. Mera coincidência?

A Copa do Mundo foi um erro estratégico colossal do PT para comemorar os anos de fartura econômica. Expandir para doze cidades-sedes os custos e alcance eleitoral foi um erro mais colossal ainda. Todavia, a realidade mostrou-se pouco compatível com a soberba megalomaníaca e eleitoral petista de anos atrás (leia-se: "olho gordo de Lula"). É bom salientar que desde o encaminhamento que aqui seria a sede do Mundial, quase toda a população tinha visto com bons olhos e não ouve nenhum protesto contra na ocasião ou alguma criança mimada queimando figurinhas da Copa.

Agora, a babaquice infanto-juvenil do "Não vai ter Copa” encampada pelos fascistinhas mascarados ou não, ensaiam seus gritinhos histéricos com a tática mais do que decoreba para promover o medo pré-apocalítico para a população, respingar em Dilma e levar o tucano Aécio Neves para o segundo turno. Até mesmo a esquerda festiva e poliana com problemas de sinapse do mundo pós-moderno entrou neste coro do conservadorismo tosco com falso-nacionalismo e pegou carona nas marchas da debilidade oportunista.

Não há protestos ingênuos ou "despolitizados", há sim, possíveis ingenuidades em sua receptividade por parte de alguns interessados. Nosso complexo de vira-latas sempre disparando para nada dar certo, apesar de todos os esforços inexplicáveis para os erros políticos, corrupção latente e toscos erros planejamento. Agora, não tem jeito, resta torcer pelo menos pior na Copa do Mundo da improvisação!

Não é por causa da Copa que nosso fosso social se mantém quase estável ou que nossas disparidades socioeconômicas se ampliaram. O PT paga o preço ao se aliar às políticas neoliberais e ainda visualizar o início do esgotamento do seu "milagre econômico". Protestos são naturais numa democracia, mas sem canalizar objetivos claros ficam na mera subjetividade oportunista e manipulatória (daí vem a velha pobreza do mote: "melhor isto do que nada!"). Cada vez mais, os "protestismos" demonstram sua cara com tons "profissionais" de alguns grupos oportunistas, tal como já alertei há quase um ano.

A onda conservadora insiste em voltar e fazer mais usos e abusos do poder (mesmo sendo de caráter bem liberal o governo petista). Ademais, com uma massa amorfa tão passível e ainda embalada por uma sede de niilismo pré-fabricado (as mídias fazendo um bom papel de estímulo ao apocalipse tupiniquim) atrelada ao esgotamento de uma política neoliberal populista, quem precisa de Goebbels?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...