domingo, 4 de janeiro de 2015

A mentira como inversão da realidade




Mais uma "atravessada" que o poeta Ferreira Gullar vem escrevendo na FOLHA em nome de fazer propagandear a "direita" como a defensora dos frascos e comprimidos. Agora Ferreira conseguir inverter a realidade histórica, dizendo que a "aproximação" de Cuba e Estados Unidos tenham partido dos irmãos Castro, como esses estivessem de joelhos suplicado clemência no salão da Casa Branca. Oras, tenha santa paciência Ferreirinha! Haja má-fé ao inverter os desmandos da História! 

Vamos aos fatos. Quem transformou a ilha cubana num puteiro e numa Las Vegas caribenha foram à cumplicidade da burguesia local com os Estados Unidos. A revolução cubana foi uma tentativa desesperada de dar um basta à farra ejaculadora e opressão na ilha. Em resposta a revolução promovida por Fidel Castro e seu grupo de guerrilheiros, quem promoveu o bloqueio econômico, comercial, político, financeiro e humanitário e sustentou por quase 53 anos foi o governo de Washington e não de Havana. Incluso no pacote a ameaça ianque a todos os países que por ventura pudesse "furar" este bloqueio. 

Agora, o passado o tempo com a derrocada do socialismo de viés totalitário e a vitória da máquina de desejos ilusórios do capitalismo e não vendo mais tem mais lógica política a manutenção do embargo, o governo de Barack Obama tenta a reaproximação política do Havana, inclusive tentando fazer jus ao caráter de "Prêmio Nobel da Paz" do presidente estadunidense. É claro que Obama não é nenhum pacifista, mas sim busca extrair uma estratégia de reaproximação com a América Latina em momento de crise interna política. 

Quanto às tentativas de socialismo impostas por governos totalitários, deve-se ter atenção para observar que questão é outra, ou seja, foram apenas justificativas políticas para imposição medidas coercitivas em nome de uma suposta "causa" ou "bandeira" (ideologias e controle estão presentes em todos os sistemas sociopolíticos). Para o capitalismo, por exemplo, pouco importa se existe ou não democracia na base de operações de um dado país, se as condições financeiras e materiais sejam atendidos, ou seja, independente do modelo político, a metamorfose capitalista prospera se suas matrizes-mestres se mantiverem intactas. 

No caso de Cuba, que é uma ilhota sobrevivente do maior cruel dos embargos da História recente, é um exemplo de como a retórica dos vencedores poderá parecer como uma "verdade" para todos aqueles que subvertem a realidade e cria um mundo ficcional, seja por falta de caráter, seja por falta de neurônios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...