quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A escandalosa monopolização do ensino superior



A fatia não é pequena: um terço do mercado dos cursos de Ensino Superior. É simplesmente um absurdo que o Governo Federal e o CADE permita tal monopolização do mercado nas mãos de apenas cinco grupos empresariais na Educação Superior. O que reflete de imediato na falsa panaceia da explosão do Ensino Superior privado como algo automaticamente "positivo" para o país, mas sim apenas uma mera troca entre oferta e demanda: distribuição de diplomas para seus os consumidores e lucros exorbitantes para os empresários do setor.

Neste quadro, como a Educação se tornou apenas mais uma mercadoria na cartilha neoliberal, ainda temos a fusão de faculdades e decorrência de desemprego de professores e funcionários e rebaixamento salarial, acentuando um maior nível de precarização das condições trabalhistas.

Enquanto lucram com muitos cursos economicamente baratos e estruturalmente frágeis, setores fundamentais dentro da sociedade ficam carentes de recursos humanos, como por exemplo, na área de saúde, ao ponto do Governo Federal de ter que "importar" médicos para atuarem no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...