quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Constitucionalizando o clientelismo



A escrotidão política levada ao extremo. Nossa maravilhosa Câmara dos Deputados acaba de aprovar uma PEC, conhecida delicadamente como "orçamento impositivo", que simplesmente obriga o Executivo bancar financeiramente as emendas dos honoráveis parlamentares, independente do que seja tais projetos. Logo, é dinheiro do contribuinte para ser jogado no ralo das medidas que visam apenas garantir apoio de regiões-bases de sustentação eleitoral do parlamentar (popularmente, nutrir o "curral eleitoral"). O valor fixado é de 1% da renda líquida prevista na arrecadação da União e liberado anualmente pelo Executivo para a farra parlamentar.

Na prática, se for devidamente sancionada esta avacalhação da democracia eleitoral, as negociatas ao estilo do "mensalão" terão preço fixo estabelecido constitucionalmente. É uma bisonha evolução do fisiologismo e da institucionalização da corrupção entre os poderes.

Agora, a PEC mensalônica seguirá para o Senado. Deverá passar até com facilidade tal estupidez no Senado e, posteriormente, a presidenta Dilma terá uma saraivada de coerções e chantagens parlamentares para aprovar tão estapafúrdia PEC do mensalão constitucional.

A democracia e o bem comum sucumbem à corrupção fisiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...