segunda-feira, 3 de abril de 2023

A ESQUERDA QUE O CAPITAL ADORA!


O PT faz o "socialismo às avessas": adora fazer programas demagógicos de transferência de recursos públicos para o grande capital na Educação e alardeia como se fosse um "grande feito"! (Vide AQUI!)

Lembrar que, constitucionalmente, o Ensino Superior não é tarefa dos Municípios. Para variar, o Ensino Básico carece de maior atenção, em particular, o abandonado Ensino Médio público. Certamente, são tarefas mais urgentes e necessárias, antes do Poder Municipal querer se aventurar a entregar dinheiro público aos tubarões dos oligopólios das empresas privadas. 

Para piorar e ampliar o nível "non sense" destas transferências de recursos públicos, estas bolsas, na prática, são distribuídas sem critérios (ou de caráter muito duvidoso!) e, certamente, cairão nas garras dos falaciosos e mambembes cursos de EAD que circulam, tresloucadamente, à todo vapor, no mercado. 

E por falar em EAD, é mais fácil um elefante passar por um buraco de agulha, do que o PT, agora no Governo Federal, se mobilizar contra a indústria da fabricação indiscriminada de cursos EAD e o processo de extermínio da profissão docente do Ensino Superior no país. 

O que mais surpreende é a falta de visão estratégica, mínima, que o PT padece nos últimos tempos. Um dos problemas graves é o PT se posicionar somente por via de sua seleta cúpula de "gestores do partido" e que adora fazer conchavos para a permissiva conciliação de classes e bajulação do grande capital. 

É sempre uma batalha para o partido, militância e simpatizantes ganharem eleições diante de cenários distópicos. Todavia, ao chegar ao poder, a sensação que seus partidários não sabem o que fazem e apostam em velhos pastiches que se mostraram desgastados e inúteis! 

O PT, que ignora as suas bases, não amplia o processo de politização e conscientização de sua militância (cada vez mais embriagada no processo catastrófico de culto à personalidade!), se afasta da luta de classes, se alucina com o catequismo protofascista da insana "guerra cultural", amplia um arco de alianças sem garantia nenhuma de segurança com setores mais apodrecidos e golpistas do dejeto político e, para desgraça maior: abraça todo o ideário neoliberal.

Diante desta cegueira sem lastro, o caminho é a trágica transformação de um histórico partido da classe trabalhadora para uma aristocracia partidária de burocratas neoliberais, lacradores parasitários e oportunistas de rapina. 

Naturalmente, a direita, a extrema direita (incluso as milícias bozofascistas), setores reacionário da sociedade e o banditismo da Grande Midia controlada pelo capital, sempre sedentas por erros petistas, agradecem tanta incompetência, perda de rumo e demagogia. 

A luta social no capitalismo sempre foi à visceral luta de classes que sobrepõe, invariavelmente, as demais demandas. A maior infelicidade do PT, em particular, de sua cúpula sacrossanta, é a sua incapacidade de aprender (e ignorar!) com a História, nem com os próprios erros crassos! O resultado, como já tragicamente sentido, quando o PT se perde, deixa de pautar o debate público político e atirado à lona, a massa dos trabalhadores e os mais miseráveis são os que sofrem, direta e drasticamente, todas as consequências. 

Uma lição clássica que jamais devera ser ignorada, banalizada ou menosprezada. Se as Esquerdas, especialmente, o PT, não sabem impor suas pautas realistas com as necessidades da sociedade e da classe trabalhadora, a Direita e seus extremos (representantes imediatos da ampla burguesia), sabem muito bem fazer todo este processo de aparelhamento e entorpecimento ideológico da sociedade.

(Wellington Fontes Menezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TRUMP NÃO FOI UM (NOVO) ACIDENTE DA HISTÓRIA. FOI UMA ESCOLHA!

  Quase todas as tentativas de explicação que surgem do campo de uma Esquerda, magnetizada pelo identitarismo, é de uma infantilidade atroz,...