sábado, 24 de outubro de 2015

Sectarismo esquerdista e o complexo de Édipo mal resolvido


Entre os grandes problemas enfrentados por parte das esquerdas é o complexo de Édipo mal resolvido. Como é natural a tríade do desejo não-realizado, desejar matar o pai castrador (a direita) e desposar a mãe (o poder). Naturalmente, não aceita entender que sua luta provém da realidade política, de um cenário que não está no mundo da fantasia, mas do adensamento das condições conjecturais.
Quando o complexo de Édipo é mal resolvido, o resultado da vida adulta é a neurose com medo de ser castrado. Sim, esta parcela da esquerda mais sectária parece não admitir a possibilidade de existência do mundo real e, portanto, vive a fantasia de um mundo que será idealizado por força natural de alguma revolução fantasmagórica. Ademais, apesar de todos os indícios que não se pode fazer um omelete sem abrir a caixa de ovos e quebrar a casca do seu conteúdo, acreditam serem seres de uma pureza ímpar.
Desta forma, a obsessividade por limpeza, ao acreditarem serem arautos intocáveis de uma política não-dialogada com nenhum setor que não seja tão puritano quanto os agentes deste sectarismo, reforçam ainda mais a idéia de que o mundo seria feito a partir do narcisismo revolucionarista sem lastro com a realidade.
Naturalmente, o resultado não poderia ser outro a não ser o fiasco da construção simbólica de um mundo dividido entre puros e impuros, entre seres "revolucionários" e "agentes do Grande Mal". Na plenitude da zona de conforto, o berço ainda continua sendo o lugar mais quente e confortável para as políticas infantilizadas do puritanismo sectário destas esquerdas iluminadas.
Na politica, os opostos se encontram com uma justaposição quase perfeita. Enquanto o cata-vento da esperança continuar a girar sem norte, os sonhos pueris irão trabalhar de forma direta e voluntariamente para as posições mais à direita e seus radicalismos. Afinal, é de conhecimento público que o mundo não é lugar para amadorismo na política (ou seja, a chamada "realpolitik") e, para os sonhadores que se recusam a pisar no solo de um "mundo impuro", é melhor e mais confortável ficar preso ao berço das ilusões puritanas e gozar com ardor o complexo de Édipo mal resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...