terça-feira, 16 de outubro de 2018

DEMOCRACIA X DITADURA



Na democracia você elege por maioria de votos um governo e tem o direito de criticá-lo. Na ditadura você não tem direito a nada e se abrir a boca tomará porrada e/ou perderá a vida.

 Na democracia ocorre corrupção no governo e tem seus meios para controlar e punir eventuais culpados. Já na ditadura, a corrupção é uma prática obrigatória do grupo que toma e parasita o poder e, por sua vez, ninguém vive para poder criticar ou denunciar os desvios do erário.

Na democracia, há liberdade partidária e participação política daqueles que desejam se manifestar das mais diferentes tendências possíveis. Enquanto que na ditadura não há nenhuma participação política de qualquer natureza que não seja reprimida por agentes do poder que ditam as regras do que pode ou não ser realizado na sociedade.

A democracia é falha e precisa sempre ser aprimorada em todos os sentidos. A ditadura nunca tem falha, pois quem dizer alguma coisa contrária aos seus métodos será preso, torturado e morto.

Na democracia você tem ampla defesa de algo que seja acusado. Em uma ditadura, não existe nenhuma garantia de defesa e também é recorrente julgamentos sumários, ou seja, você poderá ser condenado por algo que não tenha a menor idéia do que seja sem nenhum meio de se defender.

Há uma notória ilusão que na democracia existam mais crimes, pois são amplamente divulgados. Numa ditadura, nada é divulgado, isto se chama “censura”. Logo, o silêncio sobre os fatos conforta a alma dos desavisados. A imprensa é censurada e tudo que é divulgado para a população passa por um “censor”. Daí tem-se claramente a sensação de mais “segurança”, ou seja, “se não sei de nada, não tenho medo e me sento mais seguro”. Entendeu a diferença?

Mas sempre tem aquele que diz: “Ah, meu avô dizia que naquele tempo da ditadura era tudo melhor!”. A pergunta é: Será mesmo?. Baseando em quê que é melhor? Se for o lado que ele aceitava ser passivo com os militares de forma mansinha com todos os direitos dele sonegados e sem liberdade alguma, talvez a vida dele seja de baixa expectativa. Porém, se ele for minimamente crítico com qualquer situação, ele teria sérias dificuldades de sobrevivência. Ademais, a nostalgia é como um porta-retrato, você vê a foto de um momento, mas não lembra de todo o filme que passou em função dela.

Antes de abrir a boca ou escrever bobagens nas redes sociais ou votar em quem insanamente faz apologia à governo militares e promete instaurar um ditadura, procure saber mais a respeito! Procure valorizar sua liberdade de expressão, mesmo que ela seja uma completa estupidez. Lembre-se que numa democracia você é um ignorante tagarela com vida e numa ditadura a sua ignorância somente se manterá no inicio, para aplaudir ditadores, mas depois será sumariamente descartada.

Se você acha que a ditadura é algo bom, é porque nunca viveu debaixo de uma realmente. Uma democracia você sabe quando um governo começa e quando ele termina. Numa ditadura, você fica sabendo quando ele começa e jamais saberá ele terminará. Não pegue “amostra grátis”, pois a ditadura é como um veneno que poderá parecer aparentemente doce a princípio, mas mata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...