segunda-feira, 15 de outubro de 2018

15 de outubro - Dia dos Professores: o que há para comemorar?


Nós professores sofremos hoje um dos piores ataques contra a profissão docente de todos os tempos. Sofremos com a desqualificação da carreira, salários humilhantes, violências verbais e físicas em sala de aula, temos que atuar para além do aspecto docente para mediação de conflitos, desvalorização e escárnio social da profissão.
E, se não bastasse todas as agruras, Bozonaro, o candidato jagunço psicopata a presidente, inundou as redes sociais de criminosa difamação de que nós seriamos doutrinadores, aliciadores e abusadores de alunos. É surreal tamanho são os absurdos que a milícia criminosa de Bozonaro vem pregando contra os professores.
Além de todos os ataques insanos, agora temos o ataques contra a existência da carreira docente com o uso do "Ensino a Distância" (EaD) cujo objetivo principal é ampliar os lucros das empresas que exploram este segmento de mercado conduzindo a demissão em massa de professores e diminuição no custo de logística do ambiente físico escolar. Por sinal, Bozonaro que não entende absolutamente nada sobre coisa alguma do planeta Terra, muito menos de Educação, prometeu, se for desgraçadamente eleito, fazer uma insanidade monstruosa: levar o EaD para a alfabetização e o Ensino Básico. A maldição do "novo currículo do Ensino Médio" do governo golpista de Temer vai também nesta direção: tornar a Educação uma mera bricolagem inútil, insignificante, apenas para cumprir obrigações constitucionais e o descarte da profissão docente.
Ser professor hoje virou saco de porrada para treinamento de boxeadores. Nas redes sociais, a tosca ignorância virou a moda do momento e o professor que buscar colocar um pouco de razão na histeria coletiva é apedrejado.
A cultura da ignorância, agora promovida a exaustão pela milícia de Bozonaro, colocou os professores como "inimigos da sociedade". É preciso dar um basta e recolocar a tarefa docente no campo da razão e do esclarecimento.
Lutar para a valorização profissional, social e, acima de tudo, a autoestima seriamente abalada dos professores diante de sucessivos e covardes ataques a nossa profissão e nossas vidas. Mais do que a devida reflexão diante do dantesco momento histórico, estamos diante da perspectiva urgente para a manutenção da democracia brasileira ameaçada pela figura psicopata de Bozonaro que já prometeu perseguir professores e destruir a Cultura, a Educação, a Ciência e tudo que este monstro e sua horda miliciana desejarem pulverizar em nome da selvageria jagunça.
Mais do que nunca, cabe a nós professores atribuirmos de nossos valores que rege a ética democrática e o compromisso com o saber para lutar contra todas estas opressões em prol do projeto civilizacional. Lembremos que não existe nenhuma civilização possível sem a atuação dos professores de todos os níveis e de todas as áreas. Estamos todos na mesma situação e na mesma batalha. Lutemos por dignidade, compromisso, democracia em prol da civilização humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAGARELAS DA LACRAÇÃO: QUEM AGÜENTA TANTO INÚTIL FALATÓRIO NARCISISTA?

A mediocridade, arrogância e a fanfarronice são as marcas do excremento cultural que vegeta os últimos anos no Brasil. A literatura brasil...